Rumo ao novo mundo da mobilidade sustentável
Ao longo de 30 anos, e graças ao apoio do Grupo BNP Paribas, a Arval consolidou com sucesso a sua experiência como empresa de aluguer operacional de viaturas. Firmemente posicionada no mercado, com um crescimento da frota financiada de 7,4% nos últimos 5 anos e um expressivo crescimento de 6,6% em setembro de 2020, apesar da pandemia Covid-19.
Com base no sucesso de seu plano de cinco anos anterior, a Arval realizou uma revisão abrangente da sua estratégia de 2019. Os resultados confirmaram que as expectativas dos clientes mudaram profundamente em termos de mobilidade e impacto ambiental, e que a Arval estava preparada para desbloquear todo o seu potencial e aproveitar essas oportunidades. Nos últimos meses, o impacto da crise sanitária reforçou o compromisso da Arval com esta mudança de modelo de negócio. Com o seu novo e ambicioso plano estratégico, assente numa abordagem de sucesso de testar e aprender, com ofertas e parcerias desenvolvidas nas suas entidades locais e com os seus clientes, a Arval continua um passo à frente do jogo.
“A estratégia Arval Beyond é um plano de cinco anos que engloba esta nova mentalidade, com uma forte ambição: não só fortalecer o nosso modelo de negócio histórico, mas ir mais longe para nos tornarmos uma referência da indústria em termos de soluções de mobilidade sustentável ”, comentou Alain van Groenendael, Presidente e CEO da Arval. “Com este novo plano, estamos empenhados em proporcionar uma experiência de mobilidade integrada aos nossos clientes, proporcionando o suporte necessário durante a transição energética das suas frotas, simplicidade através de produtos e serviços conectados e flexíveis, e em construir valor acrescentado e ofertas inovadoras com novos parceiros", acrescenta.
O plano estratégico Arval Beyond
Arval Beyond é um roteiro para a empresa até 2025 com objectivos ambiciosos:
• Crescimento da Arval: 2 milhões de carros alugados
• As ambições da Arval em Responsabilidade Social Corporativa e na Transição Energética: 500.000 veículos eletrificados na sua frota, 30% de redução de emissões de CO2 em comparação com 2020 e a Arval permanecer uma empresa neutra em carbono;
• Uma mudança no modelo de negócios da Arval, do aluguer operacional de viaturas para um conceito de mobilidade mais amplo que inclui o carro: 100% dos países onde a Arval opera irão propor soluções de mobilidade sustentável aos seus clientes.
Entre as iniciativas desenvolvidas para atingir estes objetivos, foram criadas quatro novas ofertas para dar resposta à procura de novas soluções de mobilidade sustentável, incluindo o automóvel:
• 360º Mobility: com a Mobilidade 360° a Arval assiste à transformação de uma empresa focada no automóvel para uma empresa de mobilidade, o que garante que a Arval proporcionará a todos os seus clientes corporativos e seus colaboradores, em todos os países onde opera, as opções de mobilidade sustentáveis e de última geração de que precisam, como aluguer operacional de bicicletas, o “car-sharing”, soluções de micro-mobilidade e aplicativos MaaS (Mobilidade como Serviço), etc. Em 2025, 100% dos países onde a Arval opera irão oferecer produtos e serviços de mobilidade alternativa e sustentável.
• Good for you, Good for all: A Arval tem como objetivo tornar-se o líder-chave na transição e sustentabilidade energética, ajudando os seus clientes a proteger o meio ambiente e a criar estradas mais seguras. Com a sua oferta integrada de veículos elétricos, a Arval elimina as limitações geralmente associadas aos veículos elétricos e facilita a sua utilização (aluguer de veículo elétrico combinado com bicicleta elétrica, possibilidade de mudar para motor de combustão durante várias semanas do ano, etc.). Além dos programas de segurança rodoviária, a Arval oferece redução no prémio do seguro para veículos equipados com Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, incentivando seus clientes a escolherem esse tipo de veículo. Com o “Good for you, Good for all”, a Arval terá 500 mil veículos eletrificados em circulação até 2025, além de registrar uma redução de 30% nas emissões médias de CO2 da sua frota e de 10% na taxa geral de acidentes.
• Connected & Flexible: a Arval está a construir uma oferta de aluguer operacional mais simples e altamente conectada. Baseada numa combinação de novas tecnologias e serviços, esta oferta permitirá aos condutores entrarem numa nova era de mobilidade com uma experiência de condução muito mais fácil. Com o programa “Connected & Flexible”, a Arval oferece novos serviços como pagamento automático de estacionamentos, agendamento remoto de lavagens de viaturas, entregas no carro que não exijam a presença do condutor, atendimento por voz (para encontrar garagem ou posto de abastecimento, solicitar assistência), etc. Até 2025, mais de 80% da frota da Arval estará conectada e oferecerá um conjunto mais amplo de serviços para facilitar a vida do condutor.
• Arval Inside: Desde a criação da Arval em 1989 que as parcerias fazem parte do seu DNA, começando com bancos e marcas automóveis, e agora a estender-se a outros setores. O Arval Inside é uma mentalidade: trata-se de partilhar as áreas de especialização mais fortes da Arval com parceiros selecionados para construir conjuntamente ofertas de mobilidade enriquecidas e inovadoras que respondem perfeitamente às necessidades dos clientes numa relação com ganhos mútuos. Em 2025, 100% dos países onde a Arval está presente terão fechado parcerias de sucesso com fortes entidades locais ou internacionais.