Conselhos para Condutores Seguros e Económicos
DICAS PARA UMA CONDUÇÃO SEGURA E ECONÓMICA
Queremos que as pessoas que usam os nossos carros conduzam com segurança, e queremos que a sua frota opere de forma económica. Aqui estão algumas dicas que, esperamos, venham a ajudar.
Os seus conductores, provavelmente, passam muitas horas por semana ao volante. A Arval esforça-se por fornecer carros que ofereçam o melhor desempenho, incluindo excelência em segurança. Mas as viagens só serão seguras e económicas se os conductores seguirem estas dicas de condução.
-
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Verifique a pressão dos pneus regularmente (pelo menos uma vez por mês). Faça isso com os pneus frios.
- Realize a manutenção de forma periódica (de acordo com as instruções do fabricante).
- Não ligue o motor quando o veículo estiver parado. Conduza lentamente logo após ligar o motor.
- Evite a rotação excessiva numa mudança baixa.
- Passe rapidamente para uma mudança superior.
- Acelere com calma e mantenha-se alerta.
- Não conduza desnecessariamente com o porta-bagagens entreaberto ou com carga no teto.
- Não conduza desnecessariamente com o ar condicionado ligado.
- Desligue os equipamentos que consomem muita energia quando não precisar deles (como o aquecimento da janela traseira).
-
SEGURANÇA NA CONDUÇÃO
- Verifique regularmente a pressão dos pneus. Pneus com pressão insuficiente têm menos aderência. Isso resulta numa travagem com mais metros percorridos e num aumento do risco de derrapagem. Além disso, economiza consideravelmente em combustível se os seus pneus estiverem com a pressão correta.
- Planear o seu itinerário antes de partir ajuda a evitar que concentre toda a sua atenção em encontrar a rota certa, assim, prestará mais atenção ao trânsito à sua volta.
- Evite conversar ao telefone no seu carro. Fazer chamadas com o módulo mãos-livres também é perigoso: quando fala ao telefone presta menos atenção ao trânsito à sua volta.
- Mantenha uma distância segura ao veículo à sua frente. Isto permite-lhe, por exemplo, reagir rapidamente se o carro da frente travar subitamente. Para saber qual a distância correta, siga a regra dos dois segundos.
- Ajuste o seu estilo de condução às condições climatéricas. Quando a visibilidade for reduzida, reduza a sua velocidade e duplique a distância ao veículo na sua frente. Não trave bruscamente, reduza a sua velocidade gradualmente. Permaneça na faixa interna tanto quanto possível. Numa emergência, pode avançar para a faixa de emergência ou para a berma.
- Não coloque itens soltos (guarda-chuva, mapas, garrafas de refrigerantes, etc.) na prateleira traseira. Se houver uma colisão ou o condutor travar de repente, itens aparentemente inofensivos podem ser projetados com tanta força que podem causar ferimentos graves.
- Use sempre o cinto de segurança. Muitos condutores admitem que ainda conduzem regularmente sem cinto de segurança. Usar um cinto de segurança garante que permanece no seu assento no caso de uma colisão e limita o risco de lesões.
-
CONDUÇÃO AMIGA DO AMBIENTE
A condução amiga do ambiente implica uma abordagem diferente em relação à condução que se concentra na utilização eficiente do veículo. Ao longo dos anos, a tecnologia automóvel progrediu consideravelmente, e, como resultado, os condutores precisam de adotar um estilo de condução diferente. Para garantir que lida com o seu carro de forma responsável, a Arval recomenda que conduza de acordo com os princípios da condução amiga do ambiente. Estas recomendações de condução irão permitir-lhe economizar até 10% em combustível, beneficiando o meio ambiente e reduzindo os custos para o empregador.
- Mude para uma mudança maior o mais rapidamente possível: entre 2000 e 2500 rpm. Isto aplica-se aos motores a gasolina, a gasóleo e a GPL.
- Se verificar que precisa de diminuir a velocidade ou parar ao aproximar-se de um sinal de trânsito, solte o acelerador e deixe o carro avançar, sem trocar de mudança,
- Na medida do possível, mantenha uma velocidade constante e tente alcançar um nível de rpm baixo na mudança mais alta possível. Em condições ideais, conduza a 80 km/h em quinta.
- Não se esqueça de verificar a pressão dos pneus uma vez por mês.
- Olhe para o mais longe que puder e antecipe o movimento do trânsito.
- Desligue o motor quando estiver à espera numa ponte aberta ou numa travessia ferroviária, preso num engarrafamento, à espera de um passageiro, etc. Torne a ligar o motor sem pressionar o acelerador.
- Sempre que possível, utilize os equipamentos disponíveis no carro, como o conta-rotações, cruise control, e computador de bordo.
- Além do modelo do seu carro e do seu estilo de condução, vários outros fatores também determinam o consumo de combustível: a sua velocidade, o uso de equipamentos, resistência aerodinâmica e o peso do veículo. Tente ter consciência destes fatores que aumentam o consumo.
-
DESGASTE DOS PNEUS
- Verifique a pressão dos pneus regularmente (pelo menos uma vez por mês). Faça isso com os pneus frios.
- Realize a manutenção de forma periódica (de acordo com as instruções do fabricante).
- Acelere com calma e mantenha-se alerta.
- Trave calmamente e com tempo suficiente antes de fazer uma curva.
- Evite colidir contra os lancis e obstáculos semelhantes. Um dano invisível pode fazer um pneu estourar mais tarde. Bater em obstáculos pode afetar o alinhamento das rodas. Isto afetará negativamente o comportamento do veículo na estrada e é provável que resulte num desgaste prematuro dos pneus.
- Ao sair e entrar em espaços de estacionamento, não vire o volante enquanto o veículo estiver parado.
Porquê a Arval?
Um parceiro de confiança
Líder mundial há mais de 30 anos com mais de 1,3 milhões de viaturas.
Todos os Serviços Incluídos
Inclui todos os serviços associados à utilização da viatura durante o contrato.
A qualquer hora em qualquer lugar
Ao seu lado sempre que necessitar, pessoal e digitalmente.
Tranquilidade ao volante
Conduza o seu negócio e a sua viatura sem preocupações. Nós tratamos de tudo por si.