Comunicado de Imprensa
14 de fevereiro 2025
ARVAL APRESENTA AUMENTO DOS RESULTADOS COMERCIAIS COM UM CRESCIMENTO DE 5,6% NA SUA FROTA ALUGADA
Lisboa, 14/02/2025
O ano de 2024 terminou com um aumento nos resultados comerciais da Arval: a sua frota conta agora com 1.796.396 veículos alugados a nível global, o que representa um crescimento orgânico de 5,6% face a 2023. Foram assinadas inúmeras parcerias, permitindo à Arval continuar a expandir a sua presença internacional, enriquecendo a sua oferta para proporcionar mais apoio aos clientes e acompanhá-los na sua transição energética.
2025 começa com a medalha de Platina EcoVadis para a estratégia de RSE da Arval e o anúncio da continuação do plano estratégico Arval Beyond, com o Arval 26 & Beyond.
A Arval, um dos principais intervenientes no aluguer de longa duração de veículos e um especialista em soluções de mobilidade, continuou o seu crescimento em 2024, mantendo a dinâmica positiva construída ao longo dos anos anteriores, apesar de um contexto incerto. No final de 2024 a Arval aumentou a sua frota de veículos em 5,6% face a 2023, com 1.796.396 veículos.
A marca apresentou no final do ano passado 573.086 veículos eletrificados, um aumento de 31% em relação a 2023 e 253.373 veículos elétricos a bateria (VEB), um aumento de 52%. Em 2024, os VEB representaram 22,6% das encomendas de veículos novos.
Para a Arval Portugal, 2024 refletiu bons resultados, tendo a frota crescido 11% e atingido mais de 20.000 viaturas em aluguer.
“O ano foi marcado pela celebração dos 25 anos da Arval em Portugal, bem como por novas parcerias estratégicas com fabricantes automóveis e grandes distribuidores que vêm reforçar o nosso compromisso com a transição energética. As encomendas de novas viaturas eletrificadas representaram 42% do total de encomendas o que reforça a vontade dos nossos clientes em adotar uma mobilidade cada vez mais sustentável. Adicionalmente, observámos um crescimento da utilização da nossa solução de telemática, o Arval Connect, contribuindo para a otimização de consumos e segurança dos condutores. Por todas estas conquistas, estamos muito confiantes que em 2025 iremos continuar a fazer crescer a nossa frota de forma sustentável, para atingir os objetivos estratégicos definidos no plano Arval 26 & Beyond”, refere José Pedro Pinto, Diretor Geral da Arval Portugal
As grandes empresas internacionais são responsáveis por 460.000 veículos alugados a nível global, que representa um aumento de 5%. Entre 2021 e 2024, a Element-Arval Global Alliance triplicou o número dos seus clientes globais que beneficiam dos seus serviços por todo o mundo.
Os clientes empresariais representam 736.000 veículos, um aumento de 6%. Já o segmento de retalho atingiu 554.000 veículos, um aumento de 9% em comparação a 2023.
No final de 2024, a Arval apresentou mais de 410.000 utilizadores de soluções de mobilidade alargada, dos quais 60.000 utilizadores do Arval Mobility Pass e mais de 9.000 utilizadores de bicicletas. O número de veículos conectados ultrapassou a marca dos 800.000, um aumento de 29% em relação ao ano anterior.
“Em 2024, confirmámos a força da nossa dinâmica coletiva e de parceria, fazendo grandes avanços estratégicos. Juntos, graças à mobilização dos nossos colaboradores, ao apoio do BNP Paribas e à confiança dos nossos parceiros, conseguimos implementar novas medidas para melhor apoiar os nossos clientes na sua mobilidade e na sua transição energética. Estas bases sólidas permitem- nos abordar 2025 com ambição e determinação, prontos para enfrentar novos desafios e continuar a criar valor sustentável num mercado em constante mudança.”, afirma Alain van Groenendael, Presidente e Diretor Executivo da Arval.
Com o Arval Re-lease, o aluguer de veículos usados continuou a crescer, atingindo 21.600 veículos alugados, um aumento de 30% em relação a 2023. A Arval conta com 8.527 colaboradores que servem mais de 400.000 clientes em 29 países.
2024, um ano de sucesso para a Arval
Arval, um contribuinte ativo para a transição energética
O objetivo do plano estratégico Arval Beyond é acelerar a transição para a mobilidade sustentável, ao mesmo tempo que se adapta às novas expetativas do mercado e aos requisitos regulamentares.
Assim, desde 2020 e para intervir na composição das frotas, num contexto em que cada cliente continua a ser o principal decisor da sua própria estratégia de frota, a Arval dedicou mais de 7.800 horas de consultoria para apoiar os seus clientes na sua transição energética, e implementou serviços para facilitar o teste e a adoção da mobilidade elétrica e serviços associados, promovendo uma experiência mais fácil, particularmente com o carregamento em casa, no local de trabalho ou durante a deslocação. Através de inúmeras parcerias, os clientes da Arval podem agora aceder a mais de 700.000 pontos de carregamento.
Estes inúmeros esforços apresentaram resultados em 2024, uma vez que o número de veículos eletrificados alugados pela Arval atingiu 573.086 veículos, um aumento de 31% em comparação com 2023. O número de veículos elétricos a bateria aumentou 52%, atingindo
253.373 veículos. Em 2024, estes veículos representaram 22,6% das encomendas de veículos novos.
O aumento de VEB comercializados pela Arval na Europa é superior ao do mercado, com um crescimento de 35% para a Arval em 2024, em comparação com os registos de VEB que diminuíram 2% na Europa (dados da ACEA para a UE, EFTA e Reino Unido, Veículos de Passageiros e Comerciais Ligeiros). Além disso, a Arval estabeleceu como objetivo que, a partir de 2025, 100% das encomendas de veículos novos para uso dos seus colaboradores sejam VEB e que, no final de 2026, sejam alugados 400.000 veículos elétricos a bateria em todo o mundo.
Com a ambição de acelerar a adoção da mobilidade elétrica em toda a sua cadeia de valor, não só através do mercado de veículos novos, mas também do mercado de veículos usados, a Arval é a única empresa de leasing que fornece um certificado do estado da bateria com cada um dos seus veículos elétricos usados revendidos, garantindo total transparência. O certificado do estado da bateria é também uma forma de tranquilizar os clientes sobre a autonomia real do seu veículo, facilitando assim a sua transição para a mobilidade elétrica. Os resultados de uma análise
realizada pela equipa de consultores da Arval sobre o estado das baterias dos seus veículos elétricos mostram que a longevidade das baterias ultrapassa em 93% as garantias do fabricante.
Com uma visão para o futuro, a Arval está empenhada na mobilidade sustentável para além do seu âmbito comercial, lançando a iniciativa Arval Energy em abril de 2024, para criar sinergias entre o mundo da mobilidade e o da energia, em particular através das tecnologias V1G, Vehicle-to-Grid (V2G) e Vehicle-to-Home (V2H). A Arval também se tornou membro da smartEn - Smart Energy Europe, a associação profissional que integra soluções centradas no consumidor para a transição de energia limpa. A Arval investiu também no Shift4Good, o maior fundo de capital de risco independente dedicado à descarbonização da indústria dos transportes, e tornou-se também parceira do projeto EVVE (Recuperação Ambiental do Armazenamento Virtual de Energia), que visa a instalação de 800 estações de carregamento V2G na Europa.
Arval vence a medalha de Platina EcoVadis 2024
Em 2024, a Arval obteve a mais alta distinção da medalha EcoVadis, o nível de platina, que a coloca entre o 1% das melhores empresas avaliadas, reconhecendo o seu compromisso com as práticas ambientais, sociais e de governação. Esta distinção reflete a crescente integração da sustentabilidade na empresa e o compromisso da Arval em incentivar os vários intervenientes na sua cadeia de valor a agir para um impacto positivo.
Arval, alianças estratégicas para servir os seus clientes e a sua ambição
A Element-Arval Global Alliance celebra o seu 30º aniversário
A Element-Arval Global Alliance gere mais de 4,5 milhões de veículos em 55 países, o que a torna líder mundial na gestão de frotas. Esta parceria foi reforçada em 2023 com a integração da Sumitomo Mitsui Auto Service (SMAS) pelos membros. Durante 30 anos, esta importante parceria proporcionou a experiência, o conhecimento e os recursos necessários para apoiar a estratégia de frota e mobilidade de clientes em todo o mundo. Prova do seu sucesso, o número de clientes globais da Element-Arval Alliance triplicou entre 2021 e 2024.
O banco francês La Banque Postale entra em negociações exclusivas com o BNP Paribas para oferecer novas soluções de mobilidade aos seus clientes
O banco francês La Banque Postale, com sua subsidiária de financiamento ao consumidor La Banque Postale Consumer Finance (LBPCF), e o BNP Paribas via BNP Paribas Mobility, assinaram um memorando de entendimento com a Arval, o BNP Paribas Personal Finance e o BNP Paribas Cardif para estabelecer uma parceria para distribuir uma oferta de mobilidade para clientes individuais do Grupo La Banque Postale.
Esta parceria baseia-se na criação de uma plataforma digital completa que oferece veículos novos e usados com baixas emissões, com soluções de financiamento associadas (Leasing com Opção de Compra e Leasing de Longa Duração) e seguros.
Parcerias-chave ao serviço dos clientes
Em 2024, a Arval assinou diversas parcerias com vários intervenientes importantes do setor. Com os construtores automóveis, estas parcerias disponibilizam uma oferta cada vez mais desenvolvida e, por conseguinte, um acompanhamento personalizado e completo aos clientes destes parceiros. No final de 2024, a Arval tinha mais de 80 parcerias de marca branca com 15 fabricantes de automóveis.
Além disso, em consonância com o seu compromisso de acelerar a transição energética e a adoção de veículos elétricos, a Arval continuou a expandir as suas parcerias com operadores de pontos de carregamento. No final de 2024, existiam mais de 700.000 pontos de carregamento acessíveis aos seus clientes na Europa.
Melhorar as ofertas e serviços centrais da estratégia da Arval
Implementação da oferta Arval STAR
Este ano, a Arval anunciou o lançamento da Arval STAR (Transformação Estratégica Através de Recomendações Acionáveis), uma metodologia inovadora que sucede a Arval SMART. Baseia-se em 35 anos de experiência para ir além da consultoria estratégica, oferecendo ferramentas e processos tangíveis. O objetivo é apoiar os clientes empresariais nos seus desafios relacionados com a transição energética, a sustentabilidade e os novos requisitos de mobilidade estruturada em torno de três pilares - pessoas (satisfação dos colaboradores), planeta (sustentabilidade) e lucro (otimização do valor) - a Arval STAR ajuda os clientes da Arval a alcançar as suas ambições através de soluções tangíveis e eficazes. Ao oferecer soluções adaptadas e flexíveis a nível internacional, a Arval continua a tomar medidas para a transição energética, localmente e em todos os países onde opera.
800.000 veículos conectados através do Arval Connect na frota da Arval
A Arval atingiu os 800.000 veículos conectados graças ao Arval Connect, a sua oferta de serviços ligados. Isto inclui 250.000 veículos ligados através dos dados dos fabricantes.
Com o Arval Connect, os clientes da Arval podem otimizar o seu TCO (Custo Total de Propriedade), melhorar a segurança e a sustentabilidade da sua frota e alcançar uma maior eficiência dos colaboradores. Além disso, ao tirar partido dos dados fornecidos pelos veículos ligados nativamente pelos fabricantes de automóveis, o Arval Connect oferece agora manutenção proactiva, recuperação de veículos em caso de roubo e outros serviços de valor acrescentado aos seus clientes e condutores.
60.000 utilizadores do Arval Mobility Pass
Em setembro de 2023, a Arval lançou o Arval Mobility Pass, um cartão físico ou virtual que permite aos seus beneficiários gastar facilmente os seus subsídios de mobilidade, quer beneficiem de um montante fixo de Mobilidade Sustentável e/ou de um Crédito de Mobilidade concedido pelo seu empregador. Os utilizadores do Arval Mobility Pass beneficiam de uma oferta alargada e de flexibilidade de escolha para as suas viagens, bem como de um acesso mais fácil a meios de mobilidade mais sustentáveis.
No final de 2024, o Arval Mobility Pass estava disponível em França, nos Países Baixos, no Brasil e em Espanha e tinha cerca de 60.000 utilizadores, incluindo cerca de 50.000 nas entidades do Grupo BNP Paribas. No início de 2024, um novo acordo coletivo no BNP Paribas em França tornou possível a implementação deste serviço aos colaboradores do Grupo, substituindo todos os regimes de compensação de despesas de deslocação existentes a partir de 1 de julho.
Ambições da Arval para 2025
Este ano o principal objetivo da Arval passa por capitalizar a dinâmica positiva dos últimos anos, para servir os seus clientes e graças aos seus colaboradores altamente motivados e empenhados, apesar de um mercado em constante mudança. O ano de 2025 marcará a
continuação do plano estratégico Arval Beyond lançado em 2020, com o seu «Arval 26 & Beyond», cujo objetivo é estabelecer os projetos prioritários da empresa e confirmar certos objetivos ou definir novos objetivos a alcançar até ao final de 2026.
A Arval continua a sua estratégia de apoio aos seus clientes na eletrificação das suas frotas e na utilização de soluções de mobilidade com baixo teor de carbono, baseando-se em fortes parcerias no domínio da mobilidade e da tecnologia para garantir a satisfação do cliente, que permanece no centro da sua estratégia.
Na sequência dos seus resultados comerciais de 2024, a Arval publicará o seu relatório financeiro anual em 7 de março de 2025.
Contatos da Imprensa:
Atrevia:
Sofia Aguiar – saguiar@atrevia.com +351 966 766 352
Sobre a Arval:
A Arval é um dos principais intervenientes no serviço completo de aluguer de veículos e um especialista em soluções de mobilidade fundado em 1989. A Arval é detida na totalidade pelo BNP Paribas e está posicionada na divisão de Banca Comercial, Pessoal e Serviços do Grupo. A Arval tinha em aluguer quase 1,8 milhões de veículos no final de 2024. Todos os dias, cerca de 8.600 colaboradores da Arval em 29 países oferecem soluções flexíveis para tornar as deslocações mais simples e sustentáveis para os seus clientes, desde grandes grupos empresariais internacionais a pequenas empresas e clientes particulares.
A Arval é um membro fundador da Element-Arval Global Alliance. As frotas de todos os membros da Alliance representam mais de 4,5 milhões de veículos em 55 países.
A Arval foi premiada com o nível mais elevado da medalha EcoVadis, o nível de platina, colocando a sua estratégia de RSE no Top 1% das empresas avaliadas.
Sobre o BNP Paribas:
O BNP Paribas é o principal banco da União Europeia e um interveniente fundamental no setor bancário internacional. Opera em 63 países e tem cerca de 183.000 colaboradores, incluindo mais de 145.000 na Europa. O Grupo detém posições-chave nos seus três principais domínios de atividade: Banca Comercial, Pessoal e Serviços para a banca comercial e pessoal do Grupo e vários negócios especializados, incluindo o BNP Paribas Personal Finance e Arval; Serviços de Investimento e Proteção para soluções de poupança, investimento e proteção; e Banca Empresarial e Institucional, centrada em clientes empresariais e institucionais Com base no seu modelo fortemente diversificado e integrado, o Grupo ajuda todos os seus clientes (particulares, associações comunitárias, empresários, PME, empresas e clientes institucionais) a concretizar os seus projetos através de soluções de financiamento, investimento, poupança e seguro de proteção. Na Europa, o BNP Paribas tem quatro mercados nacionais: Bélgica, França, Itália e Luxemburgo. O Grupo está a desenvolver o seu modelo integrado de banca comercial e pessoal em vários países mediterrânicos, na Turquia e na Europa de Leste. Como um dos principais intervenientes na banca internacional, o Grupo possui plataformas e linhas de negócio líderes na Europa, uma forte presença nas Américas, bem como uma atividade sólida e em rápido crescimento na Ásia-Pacífico. O BNP Paribas implementou uma abordagem de Responsabilidade Social Corporativa em todas as suas atividades, permitindo-lhe contribuir para a construção de um futuro sustentável, assegurando simultaneamente o desempenho e a estabilidade do Grupo.